Generalidades Bitcoin 1 Comentário

Bitcoin. Você sabe o que é Bitcoin e como funciona?

O que é Bitcoin

Já imaginou uma moeda que não fosse controlada por nenhum banco, por nenhum país, que fosse controlada pelas próprias pessoas em todo o mundo? Ja imaginou poder fazer transações financeiras sem precisar pagar impostos, juros e taxas abusivas? Essa moeda já existe! Conheça o Bitcoin, uma criptomoeda descentralizada e livre de qualquer burocracia!

Seja você mesmo o seu próprio banco!

Bitcoin usa a tecnologia peer-to-peer e funcionar sem nenhuma autoridade central ou bancos, gerenciando transações e a emissão de Bitcoins é realizada coletivamente pela rede. Bitcoin é open-source, sua criação é pública, ninguém é dono ou controla o Bitcoin e todos podem tomar parte. Através de muitas das suas propriedades únicas, Bitcoin permite usos interessantes que não poderiam ser abrangidos por qualquer sistema de pagamento anterior. Já pensou em ser seu próprio banco Bitcoin?

O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin? Bitcoin é uma moeda digital, criada eletronicamente. Ninguém controla. Bitcoins não são impressos, como dólares ou euros, eles são produzidos por muitas pessoas por meio de computadores em todo o mundo conectados à internet, usando softwares que resolvem problemas matemáticos. Este é o primeiro exemplo de uma categoria crescente de dinheiro conhecido como criptomoeda.

O que é Bitcoin, e como ele difere de outras formas de dinheiro digital?

Bitcoin pode ser usado para comprar coisas eletronicamente. Nesse sentido, é convencional como o dólar, euro ou ienes, que também são comercializados digitalmente. Mas a característica mais importante do Bitcoin, e a única coisa que o torna diferente do dinheiro convencional, é que é descentralizada. Nenhuma instituição ou governo controla a rede Bitcoin. Isso coloca algumas pessoas à vontade, porque isso significa que um grande banco não pode controlar seu dinheiro.

 Quem criou o Bitcoin?

Um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto propôs o Bitcoin, que era um sistema de pagamento eletrônico com base em prova matemática. A idéia era produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, transmissível por meio eletrônico, de forma quase que instantânea, com taxas muito baixas, ou zero de transação.

Mas quem imprime Bitcoin?

Ninguém. Esta moeda não é impressa fisicamente por um banco central, as pessoas fazem suas próprias regras. Os bancos podem simplesmente produzir mais dinheiro para cobrir a dívida nacional, desvalorizando assim a moeda. Em vez disso, o Bitcoin é criado digitalmente, por uma comunidade de pessoas e qualquer um pode participar. Bitcoins são “minerados”, usando o poder de computação em uma rede descentralizada. Esta rede também processa as transações feitas com Bitcoins, efetivamente tornando Bitcoin sua própria rede de pagamentos.

Entendendo melhor o Bitcoin

Apesar de ser chamado “primeira moeda digital descentralizada” e receber a abreviação comercial BTC, o Bitcoins não é exatamente uma moeda. Ele não existe de forma palpável – com exceção de algumas unidades cunhadas por um entusiasta americano chamado Mike Caldwell, que levam códigos alfanuméricos escondidos. Normalmente cada transação é somente um código desse tipo, trocado entre quem vende e compra algo.

Além disso, não existem bancos ou governos que regulem o Bitcoins. Dessa forma, expressões como “commodity digital” ou “ouro digital” são frequentemente usadas para explicar seu funcionamento. Como não há instuições centralizando as operações, elas são praticamente impossíveis de serem rastreadas. Alguns especialistas, contudo, afirmam que uma negociação de grande valor poderia ser identificada através da triangulação de informações.

A segurança é garantida por um sistema engenhoso. Para que mais dinheiro seja criado, é preciso que “pepitas” de bitcoins sejam “mineradas” por garimpeiros virtuais. Em vez de picaretas, eles usam a capacidade de processamento de suas máquinas. A sacada está no fato de que esses cálculos ajudam a melhorar a criptografia do sistema, evitando trapaças financeiras. Diversos especialistas enaltecem a suposta genialidade dos códigos.

Atualmente, ela pode ser usada para comprar desde roupas feitas com lã de alpaca a serviços como criação de logotipos ou assistência jurídica. A maior parte dos serviços que aceitam Bitcoin está ligada ao universo digital, como programação de sites ou assistências tecnológicas.

Mesmo antes da regulação, comprar e vender Bitcoins no Brasil é uma operação considerada legal. Não é entendida como câmbio, porque o Bitcoins não é formalmente uma moeda. É como comprar um produto qualquer.

Conclusão

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para o uso da moeda e a respectiva rede peer-to-peer que é formada. Diferente da maioria das moedas, a bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado, como um servidor de um grande banco por exemplo. A bitcoin usa um banco de dados distribuídos espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.

O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira, ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. A topologia P2P da rede Bitcoin, e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo” mais notas.

Nenhuma doação ainda!
Seja o primeiro a doar!

Ajude-nos a manter o BestBitcoin. Colabore! Faça agora uma doação Bitcoin!

Endereço Bitcoin: 11MNizMRLvzbLHq7istFdXGtYMPum9Fgx

Se o BestBitcoin tem sido útil para você, considere fazer uma doação Bitcoin! Você pode apontar seu smartphone e ler o qr-code ao lado ou clicar no endereço acima. Sua doação será muito útil!

Receba doações Bitcoin em seu site! Bitcoin Donations.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>